quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Loja Belarion e AutonomatriX


  Loja Belarion e AutonomatriX
Uma comparação de seus métodos operacionais



Os métodos usados na Loja Belarion e na AutonomatriX (AX) são tão parecidos q resolvi escrever esse pequeno texto fazendo uma pequena comparação entre os dois.

A Bruxaria Thelemica e a Magia do Caos.
A Bruxaria Thelemica é o nome dado a magia experimental q está sendo realizada dentro da Loja Belarion. Esse sistema é uma fusão de técnicas de Magick Thelemica, Magia do Caos, Magia de Maat, de Bruxaria entre outros. O foco principal é realizar seus trabalhos nos Esbás (Lua Cheia) e Sabás (Roda do Ano), com uma abordagem Thelemica, usando suas divindades tal como BABALON e a Besta. Esse trabalho pretende ser uma continuação aos trabalhos de BABALON desenvolvido por Jack Parsons (Belarion) e q foi um dos primeiros trabalhos a incorporar a Dupla Corrente (93/696) q mais tarde seria anunciada por Nema.
A Magia do Caos por sua vez tem sua base no Zos Kia Cultus de Austin Osman Spare e é um sistema q pretende trazer a desestruturação total de crenças (PanDaemonAeon) do individuo afim de q ele possa explorar inúmeras possibilidades magickas. Magistas do Caos geralmente criam seus próprios sistemas mágickos de acordo com suas  próprias peculiaridades.
A AX funciona como uma rede de Magistas do Caos, afim de q possam trocar técnicas, experiências etc. A Loja Belarion utilizando a Bruxaria Thelemica, sendo esse um sistema desenvolvido com técnicas q incluem Magia do Caos, estimula a troca de experiências entre seus membros, com membros de outros grupos e até com magistas solitários.

Liber Umbrarum Belarion e o Corpus Fecundi
Na Loja Belarion cada membro deve ter seu próprio livro das sombras (Liber Umbrarum) q é aonde ele vai anotar as suas experiências, insights, sonhos entre outros, a fim de poder fazer uma analise cientifica sobre suas praticas. Da mesma forma nós temos tb o Livro das Sombras Coletivo (Liber Umbrarum Belarion) q é feito das contribuições dos livros das sombras dos membros.
Na AX esse livro das sombras coletivo se chama Corpus Fecundi (CF) e tal como o Liber Umbrarum Belarion é baseado nas experiências dos membros. A diferença é q enquanto o Corpus Fecundi está totalmente disponível na net, o Liber Umbrarum Belarion está disponível apenas aos seus membros, salvo aqueles trabalhos cujo membro deseja q seja de acesso a não membros.

Projetos
Tanto na Loja Belarion como na AX, é aberta a todos os membros a iniciativa de começar qualquer projeto q seja. Os projetos podem ser construção de websites, experiências mágickas, publicação de zines ou qualquer outro projeto que a criatividade dos membros possam sugerir. 

Mestre de Loja e Curator
O Curator é o responsável por manter toda a organização da rede da AX. É ele q informa quando novos membros se juntam, dá informação a membros e não-membros, mantem atualizado o Corpus Fecundi entre outras tarefas. O Curator não tem responsabilidade, nem autoridade sobre seus membros.
Na Loja Belarion o cargo correspondente ao de Curator é o Mestre de Loja. Ele tem a função de organizar a Loja Belarion, mas ao contrario da AX, ele pode criar e suprimir cargos a fim de facilitar o seu trabalho. O titulo de Mestre de Loja não significa q a pessoa atingiu um elevado estágio espiritual, nem q ela tem grandes poderes mágickos. É apenas um titulo de organização e nada mais.

Covens e Working Groups
Um Working Group (WG) é um grupo de dois ou mais membros da AX, q se reúnem para realizar seus trabalhos rituais da maneira que desejarem. Geralmente isso começa a ser feito através da aceitação do manifesto do grupo. Esse WG pode escolher o nome q desejar p/si e ser designado pela forma q desejarem também (Templo, Coven, Loja, Clã, Tribo).
Na Loja Belarion nós estimulamos a criação de Covens de Bruxaria Thelemica, seguindo as instruções de Babalon no seu livro (liber 49), recebido por Belarion:
"Congreguem-se em covens como da antiga, cujo número é onze, que é também meu número. Congreguem-se em público, em festival de música e dança. Congreguem-se em segredo, estejam nus e desavergonhados e regozijem em Meu Nome." 65;O Livro de Babalon
Assim sendo, todo membro da Loja Belarion pode criar seu próprio Coven de Bruxaria Thelemica até o n° máximo de 11 participantes. Os Coven tem total independência p/realizar quaisquer tipos de trabalhos que desejarem e mesmo ter um manifesto próprio de acordo com a própria sua natureza. Apenas deve ser mantido o foco na Bruxaria Thelemica e na Loja Belarion através da utilização do Lamen nos trabalhos. Esse Lamen é o portal p/a nossa egregora. Entre por ele sem culpa e regozi-se em êxtase!



Nenhum comentário:

Postar um comentário